Monitor de eventos implantável

Entre em contato para saber mais sobre esse procedimento




Já realizou algum tratamento?

 Sim Não

Para evitar mensagens automáticas, confirme abaixo que você não é um robô:


Saiba mais sobre Monitor de eventos implantável

O monitor de eventos implantável é um dispositivo eletrônico com proporções e dimensões bastante semelhantes às de um pen drive de tamanho convencional, que possibilita a análise dos eventos cardíacos por meio do armazenamento deles.

Com um sistema de monitoramento que pode ser acionado pelo paciente, bem como programado para ser ativado automaticamente, o monitor de eventos implantável é capaz de gravar ECGs subcutâneos.

A implantação de um monitor de eventos é frequentemente recomendada por especialistas para portadores de síndromes que possuem difícil diagnóstico ou para casos em que o paciente apresenta alto risco de arritmias cardíacas, sendo a fibrilação atrial um dos tipos mais comumente diagnosticados pelo monitor de eventos implantável. Outra indicação são crises de desmaios ou arritmias com frequencia muito baixa, e não diagnosticada por outros métodos(holter, looper externo e ECG).

implante de monitor de eventos

Além disso, a implantação de um monitor de eventos mostrou-se muito eficiente para identificar casos de fibrilação atrial oculta em pacientes acometidos por AVC criptogênico (sem causa identificada) em um estudo denominado CRYSTAL-AF.

O monitor de eventos também é bastante recomendado para casos de síncopes inexplicadas, uma condição muitas vezes incapacitante de difícil diagnóstico e frequentemente associada ao aumento no risco de mortalidade.

Durante os eventos cardíacos, o monitor armazena valiosas informações para o diagnóstico do problema que acomete o paciente. É um dispositivo de grande auxílio para os especialistas pois, além de facilitar o diagnóstico de complicações, permite uma maior precisão para a indicação da conduta ideal do caso, proporcionando um atendimento e tratamento corretos para o problema diagnosticado.

A implantação do monitor de eventos é realizada de forma rápida e é considerada minimamente invasiva, se comparada a outras cirurgias de implantação de equipamentos. O dispositivo ainda conta com opções de dados personalizáveis de acordo com a real necessidade do paciente em questão, levando em consideração as condições de saúde, sintomas e demais aspectos do caso.

Apenas um especialista poderá indicar o procedimento como uma forma ideal de diagnóstico para a arritmia cardíaca, visto que o resultado obtido por meio do monitor de eventos implantável irá indicar as principais informações do caso e, consequentemente, auxiliar ao especialista no melhor gerenciamento da condição clínica do paciente identificada pelo dispositivo.

Saiba mais sobre esse procedimento

Hospitais Credenciados