Principais benefícios da ablação por radiofrequência

quarta-feira, 28/jun/2017

Principais benefícios da ablação por radiofrequência

Um dos principais métodos para o tratamento da fibrilação atrial é a ablação cardíaca, um procedimento cirúrgico com baixo nível de invasão para o paciente. Atualmente, é possível fazer a ablação por radiofrequência.

Esse procedimento é o mais eficiente para que o tratamento da fibrilação atrial seja definitivo. A ablação por radiofrequência é realizada por meio de cateteres que são introduzidos nas veias e artérias do paciente. Não há, portanto, a abertura do tórax.

Sendo assim, o procedimento é minimamente invasivo e tem uma recuperação muito rápida. Na maioria dos casos, o paciente recebe a alta hospitalar dentro de 24 horas, após a conclusão da ablação.

Este é um dos principais benefícios para a realização da ablação por radiofrequência para o tratamento de fibrilação atrial. Confira outros benefícios:

Benefícios da ablação por radiofrequência

Tratamento Definitivo e redução de medicamentos

A ablação por radiofrequência é um tratamento definitivo para a fibrilação atrial. Ou seja, além de eliminar a arritmia cardíaca, o paciente não irá mais precisar usar medicamentos contínuos para o tratamento da doença. Isso evitará também os efeitos colaterais dessa medicação.

  • Prevenção ao AVC

Muitos estudos mostram que a fibrilação atrial está relacionada com o surgimento de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) nos pacientes que apresentam esse quadro.

O AVC pode ter consequências graves para as pessoas, como paralisias de membros e partes do corpo, dificuldades na comunicação e até perda de visão.

  • Redução de sintomas

O tratamento irá reduzir diversos sintomas ocasionados pela fibrilação atrial que são verdadeiros incômodos para o paciente, como a fadiga, fraqueza e a falta de ar. Dessa maneira, há uma notável melhora na qualidade de vida.

  • Ablação por radiofrequência

Portanto, por ser um procedimento pouco invasivo, com recuperação rápida e um tratamento definitivo, a ablação da radiofrequência é o método mais indicado para melhorar a qualidade de vida de pacientes com fibrilação atrial.

É fundamental destacar que apenas um médico cardiologista pode indicar ou não o tratamento. Afinal, isso pode mudar de paciente para paciente e de caso a caso. Sendo assim, as pessoas que apresentarem sintomas de fibrilação atrial deve procurar, imediatamente um especialista.

A fibrilação atrial é uma arritmia cardíaca que aparece, principalmente, em idosos, obesos e pessoas com problemas cardíacos no histórico familiar.

Essa arritmia é caracterizada pelos batimentos irregulares e rápidos do coração, ocasionando problemas de saúde para o paciente, que podem se agravar.

Para mais informações, entre em contato com nossos especialistas do IFA.

Hospitais Credenciados