Quais as principais causas de um AVC?

quarta-feira, 31/maio/2017

Quais as principais causas de um AVC?

Há dois motivos principais para a ocorrência do Acidente Vascular Cerebral (AVC): o impedimentode sangue fornecido para o cérebro devido a uma obstrução (AVC Isquémico) ou uma hemorragia (AVC hemorrágico).

E quando não há esse fornecimento adequado de sangue, o cérebro não tem uma oxigenação eficiente e isso afeta no funcionamento das células, que param e morrem (células do cérebro mortas não se regeneram).

O cérebro é o órgão que controla o funcionamento do resto do corpo, como outros órgãos, músculos, movimentos dos membros, visão, olfato, audição, paladar, fala, etc.

Sendo assim, um acidente vascular pode prejudicar essas outras funções do corpo humano, de acordo com o local que o AVC ocorreu.

Por isso, há casos de pacientes que tiveram paralisias em apenas uma parte do corpo, problemas para falar e se comunicar e até a perda de visão. Entre outros sintomas ocasionados pelo AVC.

Causas do AVC

O fluxo sanguíneo é o principal fator causador do AVC. Quando há algo inadequado com o fluxo de sangue correndo no cérebro pode ocasionar o acidente vascular. Uma das causas para o mau funcionamento do fluxo sanguíneo é o engrossamento do sangue.

Outros problemas encontrados são referentes às artérias. Ou seja, o estreitamento, endurecimento ou enfraquecimento de vasos sanguíneos presentes no cérebro pode ocasionar, também, o fluxo irregular de sangue.

Também é possível ter AVC  devido a Fibrilação Atrial, no momento em que os átrios perdem a capacidade de contrair de forma ritmada e começam a fibrilar (contrações desordenadas do músculo cardíaco), deixando de enviar de forma regular sangue para o ventrículo. Assim, o sangue, ao ficar estagnado e pode criar grandes coágulos. São estes coágulos que acabam por se soltar, entram na circulação sanguínea e bloqueiam grandes artérias do cérebro, provocando um AVC.

É mais comum que o AVC ocorra em idosos e pessoas que possuem doenças ligadas à pressão arterial (hipertensão). O acidente vascular cerebral também é comum em pessoas que têm diabetes.

Hábitos que podem causar AVC

O aparecimento do AVC pode ser favorecido de acordo com os hábitos de vida de uma pessoa que tenha essa predisposição.

Confira alguns hábitos que podem causar AVC com mais facilidade:

  • Dieta desequilibrada: A alimentação também está relacionada ao AVC. Por isso, é importante seguir uma dieta saudável e evitar alimentos que ocasionam tanto a hipertensão, quanto a diabetes.
  • Tabagismo: O cigarro consumido em excesso causa diversos problemas de saúde, entre eles o AVC.
  • Bebida Álcoolica: As bebidas alcoólicas estão relacionadas a diversos problemas cardiovasculares também.
  • Não praticar atividades físicas: A prática diária de exercícios pode prevenir o aparecimento de acidentes vasculares no cérebro.

Em outras palavras, é fundamental que a pessoa siga uma vida saudável e equilibrada. Para isso, é importante ter cuidados com a alimentação e o uso de drogas.

Evitar alimentos muito açucarados ou com altas doses de gordura, além disso, é ideal fazer atividades físicas com frequência.

Comece por uma simples caminhada diária de 90 minutos, e passe a se alimentar mais com verduras, legumes e frutas. Essas medidas simples podem salvar sua vida.

Hospitais Credenciados