Qual o tempo de recuperação da Ablação cardíaca

quarta-feira, 3/maio/2017

Mulher de repouso na cama

 

A ablação cardíaca é procedimento cardíaco não invasivo. Também é conhecida como ablação com cateter cardíaco, ablação por radiofrequência ou simplesmente ablação. Neste procedimento, um cateter fino e estreito é inserido no vaso sanguíneo localizado na região superior do braço, do pescoço ou virilha. Logo, ele é direcionado ao coração. Durante esse trajeto, são realizadas imagens, o que permite visualizar o que acontece no interior dos vasos por onde o instrumento vai passando.

Quando o cateter chega ao destino, os procedimentos elétricos são realizados mediante o uso de eletrodos. Como resultado, obtém-se um ritmo cardíaco mais uniforme e regular. Além disso, o tecido que está bloqueando os impulsos elétricos é destruído. Este procedimento é relativamente rápido e a sua recuperação também é bastante ágil.

A ablação cardíaca e a recuperação

Como se trata de um procedimento relativamente simples, é possível que o paciente passe poucos dias internado após a realização do mesmo. Embora o tempo de internação varia conforme o paciente, é comum que este tipo de técnica demande pouco tempo de permanência no hospital. É normal que o paciente retorne à residência apenas 24 horas após a ablação cardíaca. Isso acontece devido a vulnerabilidade à infecções hospitalares.

Pacientes que passaram por procedimentos recentemente, possuem mais chances de padecer com alguma infecção. Nesse caso, a recuperação rápida também é considerada uma forma inteligente de evitar danos maiores à saúde por conta de doenças adquiridas em ambiente hospitalar.

Qual a importância de respeitar o período de repouso e recuperação após a ablação cardíaca?

Frequentemente, os médicos recomendam manter o repouso nas primeiras seis horas depois de realizar um procedimento deste tipo. No entanto, os cuidados continuam após esse tempo. As 24 horas são muito importantes para o paciente. A recuperação hospitalar acontece nesse intervalo de tempo. Contudo, é necessário manter cuidados especiais durante os primeiros sete dias de alta e observar qualquer alteração nesse período.

Para pacientes que praticam algum tipo de atividade física, o período de repouso para a prática dessas atividades são maiores, sendo recomendado não praticar atividades de 4 à 6 semanas, o tempo pode ser diferente para cada paciente e será indicado pelo médico o período exato de repouso.

Respeitar o tempo de recuperação sugerido pelo médico é fundamental para que o paciente volte de forma rápida ao seu ritmo cotidiano. Além disso, manter a recuperação em dia evita o aparecimento de complicações pós-ablação.

O que é normal sentir no período imediato pós-ablação?

É comum que pacientes relatam certa dor no peito ou dor no local onde ocorreu a inserção do cateter. Também é comum que os pacientes que passaram pelo procedimento sentem-se limitados nesse tempo imediato. Sendo assim, é preciso limitar um pouco as atividades. Embora estas situações sejam naturais, pois por simples que seja o procedimento, é preciso compreender que o corpo passou por uma intervenção e mudanças.

Após algum tempo, a pessoa que foi submetida à ablação de maneira exitosa perceberá uma melhora substancial no seu estilo de vida.

Acompanhe-nos e saiba mais informações sobre a ablação cardíaca e demais procedimentos da área cardiológica.

 

 

Hospitais Credenciados